top of page

Logística Reversa

O que é

A logística reversa propõe o aproveitamento de diversos bens de consumo, como carros, eletrodomésticos, computadores, telefones celulares, embalagens, entre outros. E quando isso não for possível, incinerá-los ou depositá-los em locais seguros, mantendo sem contaminação o solo e os aquíferos superficiais e subterrâneos. Esse movimento vem crescendo ao longo dos anos, visa, de um lado os aspectos econômicos e de competitividade e, de outro, objetivos ecológicos.

Nestas últimas duas décadas, a logística reversa vem evoluindo e deixando de ser pequenas iniciativas de reciclagem de lixo domiciliar e de alguns produtos, e alcançando níveis altos, através da implantação de medidas de correção nos países industrializados.

Tipos de Logística Reversa

- Logística de Pós Consumo

São produtos ou materiais cujo prazo de vida útil chegou ao fim;

Produtos já adquiridos e descartados pelo consumidor; cujo concerto é inviável, ou que não se adequarem mais as conveniências do consumidor.

- Logística de Pós Venda

É área de atuação da logística que se ocupa do equacionamento e operacionalização do fluxo físico e das informações logísticas correspondentes de bens de pós-vendas, sem uso ou com pouco uso, que por diferentes motivos retornam aos diferentes estágios / elos das cadeias de distribuição direta.

Seu objetivo estratégico de negócio na logística é agregar valor a um produto que é devolvido por razões comerciais ou legais (legislação ambiental), erros nos processamentos dos pedidos, garantia dada pelo fabricante, defeitos ou falhas de funcionamento do produto, avaria da embalagem, avarias no transporte e entre outros motivo

Logística Reversa

© 2017 por  Logística Soberana.

bottom of page