LOGÍSTICA SOBERANA
Tipos de estoques
Antes de falarmos sobre estoques, devemos compreender o que é estoque e sua funcionalidade.
O que é estoque
De forma geral, o estoque representa a armazenagem dos materiais que não são utilizados em determinada instante na empresa, mas que possuíram futuras necessidades corporativas, eles podem ser comercializados por uma empresa, que dependendo do seu perfil comercio, industrial, podem apresentar diferentes características e formas de administração e controle de estoque.
Despesas de um estoque
Ter estoque é ter despesas, pois ocupa espaço alugado ou comprado, além de várias preocupações como:
-
Aluguel do deposito;
-
Salários dos funcionários responsáveis pelo gerenciamento do estoque;
-
Seguro contra incêndios, roubos e perdas
-
Depreciações dos máquinas e equipamentos de movimentação e de produção;
Entre outros.
Funções do estoque
O almoxarifado possui uma função de extrema importância dentro do contexto empresarial, em algumas fases de seu processo de produção ou comercialização de produtos.
O estoque tem uma função muito importante para as empresas, pois ela acaba sendo estratégia para as empresas, visto que os estoques desempenham diferentes papéis dependendo dos objetivos a serem alcançados ou superados, sendo que funcionam como reguladores do abastecimento de produto ao mercado, ou como impulsionados para as vendas.
Estoque de antecipação ou sazonal
Esse tipo de estoque é adotado quando a empresa prevê uma futura demanda, entrega ou produção de um item. Geralmente é utilizado quando as variações do fornecimento são relevantes. O objetivo desse estoque é nivelar esse tipo de flutuação, isso é muito comum em datas sazonais. Um exemplo é a pascoa, que as empresas de produção de chocolates devem manter temporariamente estoques antecipação para suprir a necessidade do consumidor nessa data, além da inconstância da demanda.
Estoque de matéria prima
O estoque de matéria prima (MP) é constituído de materiais básicos que são utilizados diretamente nos processos da produção. O estoque de MP pode possuir elementos diretamente das fontes naturais como recursos minerais, vegetais e animais, entretanto pode haver matérias que já passaram por processos industriais como chapas de aço, materiais de escritório, produtos plásticos, produtos químicos, tecidos, embalagens e entre outro. Geralmente as matérias primas ficam estocadas no almoxarifado da empresa, no entanto não necessariamente, já que pode estar distribuídos entre as seções da organização pronto para ser usado no processo produtivo.
Estoque de matérias em processamento
Neste estoque os materiais estocados estão sendo processados nas diversas procedimentos que compõem a produção. Os matérias em processamento geralmente estão distribuídos entre diversas seções produtivas da corporação.
Função do estoque
O estoque possui uma função muito importante dentro do contexto empresarial, já muitas empresas necessitam utilizar o estoque, em alguma fase de seu processo de produção ou comercialização de produtos.
Dessa forma o estoque é o responsável pelo controle, movimentação e perfeito funcionamento dos processos dentro de uma empresa.
A função estoque ocupa uma função muito importante para a empresa, pois ela acaba sendo estratégica para o contexto empresarial, já que os estoques desempenham diferentes papéis dependendo dos objetivos a serem alcançados, sendo que funcionam como reguladores do abastecimento de produtos ao mercado, ou como impulsionadores para as vendas, ou como diferenciadores sobre os concorrentes. Muitas vezes os clientes desejam os produtos no mesmo momento da compra, não estando disposto a esperar pela entrega.
Também servem para o atingimento de diversos objetivos empresariais, como a proteção de compras, a disponibilidade de mercadorias para serem entregues ao cliente final no momento em que o mesmo deseja, também servem como forma de investimento financeiro, através de ganhos financeiros em compras maiores, ou pela preservação das mercadorias contra possíveis altas de preços, além de poder possibilitar alguma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes, pela disponibilidade imediata dos produtos ao mercado, pelo simples processo de estarem disponíveis em estoques.